O EASEUS Partition Manager Home Edition é uma ferramenta gratuita para a criação, remoção e modificação de partições de discos. É caracterizado pela facilidade de uso, possui uma interface bem intuitiva e é um dos aplicativos mais seguros da categoria.

Há algum tempo, particionadores de disco, categoria a qual pertence o EASEUS Partition Manager Home Edition, trabalhavam somente em modo linha de comando. Em outras palavras, o usuário não tinha uma janela com botões e legendas coloridas para trabalhar com partições de discos. Ao invés disso, havia apenas uma tela preta com palavras em branco, onde era necessária a entrada de comandos para a execução de tarefas. Um exemplo é o FDISK, ferramenta inclusa em discos de inicialização de versões mais antigas do Windows.

Hoje, é cada vez mais comum encontrarmos softwares para esse fim que funcionam diretamente no Windows, trazem uma interface gráfica agradável e facilitam o uso aos usuários iniciantes. É o caso do EASEUS Partition Manager Home Edition.

Uma ferramenta completa
Um bom particionador não deve apenas ser bonitinho e fácil de usar, deve também funcionar bem. O EASEUS Partition Manager Home Edition oferece ao usuário as ferramentas de praxe de um particionador: redimensionamento, remoção e criação de partições. Estas ações são realizadas em uma interface gráfica totalmente interativa e com legendas gráficas que facilitam a identificação de elementos.

Uma vez iniciado, ele analisa os discos ligados no computador e identifica os sistemas de arquivos neles utilizados. Os sistemas de arquivos suportados pelo programa são: FAT16, FAT32, NTFS e EXT. Além disso, identifica os espaços em uso e livre, sem formatação e com sistema de arquivos desconhecido pelo programa.

ATENÇÃO
Apesar de simples, ao trabalhar com partições de discos todos os cuidados devem ser tomados. Uma vez que uma partição é apagada, todos os dados contidos nela conseqüentemente também são. Portanto, realize ações se tiver certeza do que está fazendo.

Mais segurança
Por ser um programa simples e interativo, poderia ocorrer de uma pessoa despreparada o abrir e cometer ações irreversíveis acidentalmente. Isso pode ser evitado graças a um recurso muito simples incluso no software: proteção por senha. Uma vez que a senha é definida, apenas pessoas que a portarem poderão iniciar o EASEUS Partition Manager Home Edition.

Para quem já entende e sabe o que está fazendo, poderá contar com as informações sobre as partições apresentadas pelo programa. São elas: letra da unidade, rótulo, sistema de arquivos utilizado, tamanho total em MB, espaço usado em MB, espaço livre em MB, estado e se é primária ou lógica.

Observações
# Sistema operacional Windows XP/Vista/2000
# Antes de instalar o EASEUS Partition Manager Home Edition você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa
BAIXAR